Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

ACIA - ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DO AMAPÁ


Fundada em Macapá em 26 de julho de 1945, a ACIA, como é mais conhecida, é a entidade patronal mais antiga do Amapá e precursora das demais instituições patronais do Estado. Durante 45 anos foi a única via de interlocução da iniciativa privada produtiva com órgãos admininistrativos do Amapá, de onde surgiram a representação do patronato para os diversos conselhos colegiados no qual o setor produtivo tinha vez e voto.

Entidade sem fins lucrativos, estabelecida em Macapá, na Rua General Rondon 1385, Centro, ela é inscrita no  Cadastro Geral de Contribuintes CGC sob o numero 05.997.572/0001-00. Declarada Entidade de Utilidade Pública pela Lei nº451, de 7 de julho de 1999 (Publicada no DOE nº2087, de 07.07.1999).

Ao ser fundada, a ACIA representava também as atividades da Agricultura e da Pecuária, setor que deixou de representar depois de algum tempo.

Mesmo não tendo a representatividade de grau sindical, com a fundação das Federações da Agricultura, da Indústria e do Comércio, além das associações dos Importadores que congrega os empresários da Área de Livre Comércio, a ACIA ainda continua com fóro privilegiado de interlocaução da grande massa empresarial do Estado.

Na ACIA foram debatidos e assinados os primeiros de muitos acordos coletivos com os comerciários e vários segmentos da Industria, até a constituição de sindicatos patronais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário