Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de novembro de 2016

ABRIGO SÃO JOSÉ, EM MACAPÁ - HISTÓRICO



O Abrigo São José, situado em Macapá no bairro Santa Rita, é uma instituição filantrópica criada em 18 de março de 1965 por um grupo de mulheres voluntárias, que na época, perceberam a necessidade da construção de uma instituição para idosos. Inicialmente a instituição atendia a todos os idosos, sozinhos ou que moravam em casa de filhos, que passavam necessidades ou não. A partir de 1969,em razão do aumento da população de velhinhos, começou a ser implantado um sistema de triagem, levando-se em conta a situação sócio-economica de cada um.

Em 24 de abril de 1968 é inaugurada a Capela Santa Rita, pelo bispo prelado de Macapá dom José Maritano, e a assistência aos velhinhos passou a ser administrada por padres camilianos residentes no Hospital Escola São Camilo e São Luiz. A Casa-Abrigo, no momento de sua inauguração em 1965, tinha 28 velhinhos internos. Hoje (2005) a instituição funciona com profissionais nas áreas de administração, saúde e educação.

Em 14 de março de 2002 o Abrigo são José é transformado em Centro de Referencia para Tratamento de Idosos, com um orçamento anual de R$ 500 mil.

19 a 20 de janeiro de 2012. Qualificação, pela Sims[1], dos servidores da instituição.




[1] Sims – Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário